8 ANOS DE FUTURO REFEITÓRIO

Futuro Refeitório: 8 anos de história

Em janeiro de 2026, completamos oito anos de vida em Pinheiros, São Paulo. Desde a abertura das portas, em 8 de janeiro de 2018, construímos uma trajetória marcada por desafios, reinvenções e, sobretudo, por pessoas. Mais do que um espaço gastronômico: nos consolidamos como um ponto de encontro de clientes amados, palco para debates e relações com a cidade, cultura e eventos de todos os tipo. Veja tudo o que aconteceu nesses 8 anos:

O início: nadando para poder surfar

Os primeiros passos do Futuro Refeitório foram dados com recursos limitados, mas com uma visão bem definida. As cadeiras vieram de uma igreja evangélica, o corredor de entrada ainda estava só terra e lama, o banheiro utilizado era o da padaria da esquina e processos importantes, como contratações, aconteciam em espaços emprestados, como o salão do nosso restaurante-irmão, o Chou.

Desde o começo, mulheres tiveram papel fundamental na construção do Futuro. A energia e o trabalho de Hanny, Nat, Thais e Luiza foram essenciais para sustentar os primeiros movimentos desse “bebê gigante” que estava nascendo.

Com o tempo, o Futuro Refeitório cresceu: primeiro nadando, depois surfando. A expansão incluiu a abertura do galpão ao lado, voltado para eventos, ampliando o espaço para ser mais que um restaurante.

Muito além da comida

Desde nossa fundação, o Futuro nunca se definiu apenas pela comida. A proposta sempre foi criar um espaço vivo, conectado com a cidade, com as pessoas e com temas relevantes do nosso tempo.

Esse jeito de ser foi colocado à prova de forma intensa durante a pandemia. Este período nos exigiu decisões difíceis e revelou quem eram os parceiros de longo prazo. Nos mantivemos ativos graças ao apoio dos clientes, que pediram delivery como se não houvesse amanhã, à dedicação da equipe, que arregaçou as mangas para seguir trabalhando, e aos fornecedores, que concederam prazos e apoio em um momento crítico. Foi também quando precisamos mudar completamente nossa forma de operar e receber pedidos.

Parcerias & eventos icônicos

Em parceria com Gabriela Monteleone e Ariel Kogan, inauguramos as torneiras que jorram vinho - um marco simbólico na história do nosso espaço. Também nessa parceria, criamos o Segunda Taça, uma feira de vinhos éticos que conecta pequenos viticultores do mundo aos consumidores.

Outro passo importante foi o encontro com Gabriela Augusto, da Transcendemos, que deu início a um trabalho consistente com programas e treinamentos de diversidade e inclusão, ampliando o nosso impacto para além da gastronomia.

A carta de drinks também passou por uma transformação radical, marcada pela passagem meteórica da Chula Barmaid. Ela assinou nossa nova carta com drinks alcoólicos e não alcoólicos totalmente inusitados, cheios de personalidade, sutilezas e excentricidade. Fizemos até uma festona para comemorar a chegada da nova carta!

Pessoas que fazem o Futuro acontecer - Todo nosso amor

Ao longo desses oito anos, muitas pessoas cresceram junto com o Futuro Refeitório. Vivian assumiu a gerência, Emerson permaneceu como uma presença constante e confiável, Ítalo tornou-se consultor e Valentina hoje lidera uma equipe inteira.

O espaço também foi palco de feiras de artes, leituras de livros, aulas de forró e reuniões com representantes políticos, reafirmando que o Futuro sempre foi feito de encontros.

Clientes que se tornaram parte da família do restaurante acompanharam essa história de perto: bebês que estavam na barriga hoje já andam pelo espaço.

Nosso profundo agradecimento a todas as pessoas que contribuíram para essa trajetória, começando com as nossas lideranças: Valdeí, Aline, Geff, Vinícius e Keu; aos nossos parceiros estratégicos como Edu Scott, Pedro Inoue e Camila Fudissaku; consultores como Ana Masochi, Paola Carosella, Rodrigo Malfitani e Benny Goldenberg; às especialistas em eventos Camila Pusch, Cinthia Morelatto e Sinai França, que deram a cara que os nossos eventos têm hoje; ao Pedro Nalon, designer de muitos recursos, com quem sempre podemos contar; à incrível Patrícia Matarazzo, que faz pontes e nos conecta a outras pessoas incríveis; ao Gui Galembeck, fotógrafo que fotografou nosso nascimento e criou nossa identidade fotográfica - e segue clicando o Futuro até hoje; ao nosso sócio Bruno Semino e por fim, à nossa mãe Elizabeth. Sem o pontapé dessas pessoas, o Futuro não teria sido nem semente.

Por fim, muito obrigada, Futuramers! Vocês são nosso maior orgulho e são o motivo de estarmos de pé.

O Futuro continua sendo coletivo

O Futuro Refeitório foi - e segue sendo - construído por pessoas competentes, afetuosas e comprometidas, que acreditam que um restaurante pode ser também um espaço de transformação social.

Acompanhe os próximos capítulos da nossa história: assine a newsletter do Futuro Refeitório e acompanhe essa caminhada.

karina barrettoFuturo Refeitório