JOMO DAY - UM DIA SEM CELULAR NO FUTURO REFEITÓRIO
Explosão de estímulos e informações - você também tá ficando biruta?
Acorda, pega o celular, vê notícia ruim. Tá no trabalho, mil coisas para resolver aparecendo na tela do computador. Vai dormir, vê um meme engraçadinho - um não, inúmeros.
Se identificou? Nós também. Seja para trabalhar ou se divertir, o tempo todo estamos sendo invadido com estímulos. Isso exige DEMAIS do nosso cérebro.
Parece até que desaprendemos a ter tédio,a nos contentarmos com o nosso universo particular e a aproveitar a simplicidade das conexões humanas - já conversou com alguém que não saía do celular enquanto você falava? Insuportável, né?
O tal do FOMO nos tornou vítimas
O pior de tudo é: quando a gente tenta desacelerar e dar um tempo nessa loucura, dá uma sensação estranha, parece que estamos perdendo alguma coisa. Isso é o tal do FOMO (fear of missing out), que em tradução livre é algo como “medo de ficar de fora“. É um estado constante de ter vontade de ver “só mais um reels”, dar uma olhada nas notícias, rolar o feed “mais um pouquinho“ - E o nosso cérebro entende isso como um jeito infinito de ter recompensas, deixando ele todo desregulado, tadinho.
Mas você já percebeu o quanto essa vontade nunca se sacia? Quanto mais a gente se conecta, mais tem vontade de ficar conectado - e aí acaba se desconectando da realidade, ficando mais distraídos e mais irritados. É tipo uma prisão moderna - que não tem grades nem muros.
Como nós estamos de saco cheio dessa piração, criamos uma alternativa para desopilar o cérebro:
Rebele-se: viva o JOMO - Joy of missing out aqui no Futuro Refeitório
Como resposta a essa doideira, nós criamos o JOMO Day, ou “dia pra para ter a alegria de ficar por fora“ aqui no Futuro Refeitório. É um dia especial em que você vem para cá curtir o dia e guarda o celular numa caixinha nossa, e só pega quando sair.
É um convite para você:
Trazer uma pessoa que você gosta e aproveitar sua conexão com ela, sem distrações
Conviver um pouquinho com seu tédio e aproveitá-lo - “fazer nada” REAL
Fazer seu pedido sem usar o QR Code, parando para ler o cardápio físico
Aproveitar de verdade as coisas boas da vida, sem ter medo do mundo acabar.