CAFÉ TRADICIONAL VS. ESPECIAL - QUAL A DIFERENÇA?

CAFÉ, SANGUE E SUOR

Café - obra do Portinari de 1935 que retrata a cena social do cultivo do café no Brasil.

Já parou pra pensar que a história do Brasil com o café contribuiu em boa parte pra este país ser o que é hoje? Você sabia também que o Brasil ainda é o maior produtor/exportador de café do mundo (disparado)?

Pois é, só no ano passado, o Brasil exportou + de 39,36 milhões de sacas de café. Isso mostra o potencial do nosso país como produtor de commodities no mundo, mas todo esse poder não veio de um jeito limpo - foi às custas de muito trabalho de pessoas negras escravizadas que trabalharam na produção de café. Isso a gente não pode esquecer, tá?

Hoje as coisas mudaram, o trabalho do café pra exportação é bastante automatizado, mas ainda tem pessoas incríveis que produzem café brasileiro de maneira artesanal pela agricultura familiar. Eles são nossos heróis aqui no Futuro Refeitório, os pequenos produtores!


CAFÉ TRADICIONAL - A VERDADE DIFÍCIL POR TRÁS DO PACOTE

Amostra de café tradicional e amostra de café especial

agora vem uma verdade difícil de engolir (literalmente): a nossa legislação permite que até 1% do café contenha impurezas, como paus, pedras, insetos e outros materiais estranhos. Parece pouca coisa 1% né? Mas isso é suficiente para comprometer completamente a qualidade e o sabor do seu café!

Tanto é, que na produção do café tradicional, a estratégia é torrar os grãos além do necessário, o que acaba mascarando o sabor que essas impurezas trazem. Outra coisa que é praticada nessa produção é a moagem e armazenamento por longos períodos. Isso também prejudica o sabor na hora de beber, porque boa parte dos compostos aromáticos evaporam com a moagem, e quanto mais tempo ele fica guardado, mais ele perde o gosto :( péssimo, né?

Agora, com o café especial é completamente diferente. O rigor da produção é muito maior e conta com produções de menor escala, com mais processos minuciosos, que retiram impurezas, além da torra, que é feita na medida certa, para preservar o sabor e as notas únicas de cada tipo de café. Ah, e geralmente, na embalagem de café especial aparece a data em que o café foi torrado, pra você não comprar café velho. Já reparou que nem tem essa informação no café tradicional?


O CAFÉ DA PRODUTIVIDADE VS. O CAFÉ DA PAUSA E TRANQUILIDADE

Além de tudo isso, existe uma diferença muito peculiar entre o café especial e o café tradicional. No tradicional, geralmente a gente coloca açúcar (porque dependendo da marca é amargo e intenso igual remédio kkk) e toma ele enquanto trabalha, na correria, pra ficar mais ligadão e produtivo.

Mas olha só, com o café especial, a ideia é outra: O sabor é tão delicado e cheio de sutilezas, que ele combina muito mais com momentos de pausa, apreciação e tranquilidade.

Fora que preparar seu próprio café especial em casa é oooutra história: tem a hora de moer os grãos, de filtrar corretamente, de pesar. É um ritual que faz bem pro cérebro, sabe? Das coisas que todo mundo deveria ter a chance de poder fazer um dia, especialmente nós brasileiros, que ralamos tanto pra produzir café pro mundo inteiro.


SE VOCÊ GOSTOU DE SABER DISSO…

Então vai gostar ainda mais dos nossos cafés torrados aqui, cultivados e cuidados pelos nossos parceiros produtores brasileiros.

CAFÉ INDIRA - 250g
R$ 65,00

Um café doce e fácil - para quem não quer complicação na vida.

Produzido por mulheres do grupo Mulheres do Matão e torrado aqui no Futuro.

Matão - Paraná.

Quantidade:
Adicionar ao carrinho
karina barretto