SALVE O FUTURO! PRECISAMOS DA SUA AJUDA

UMA FÁBRICA DE BRONZE, UM ESTACIONAMENTO, UM REFEITÓRIO.

SAIBA:

Antes de ser restaurante, o prédio onde está o Futuro Refeitório já foi uma fábrica de bronzes artísticos.

A Bronzes Artísticos Rebellato foi uma empresa familiar que durou três gerações e foi parte importante da cena artística de São Paulo, de 1937 a 2010.

De lá, saíram muitas estátuas para o Cemitério São Paulo e muitos monumentos importantes, que estão espalhados pela cidade de SP também foram feitos, restaurados ou tiveram participação da Rebellato, veja só:

a imagem mostra um recorte do mapa da Cidade de São Paulo em sua região central e as localizações indicadas de algumas esculturas e monumentos realizados pela Rebellato.

A fundição paulista se destacou com a criação de monumentos e ícones urbanos, refletindo uma demanda estética por marcos na cidade.

Por pressão popular, em outubro de 2023 este gigante e importante foi incluído em um processo de tombamento junto com outros 600 imóveis dos bairros de Pinheiros e Cerqueira César aqui em São Paulo.

NOSSO FUTURO PODE ACABAR

a imagem mostra o imóvel do Futuro Refeitório em processo de reforma. na foto, a sócia e proprietária Gabriela Barretto está olhando para cima, com as mãos juntas, ao lado do arquiteto responsável pelo projeto, que carrega as pranchas técnicas.

O QUE ACONTECEU:

Em 2021, este imóvel foi comprado por uma construtora e desde então sofremos alta pressão para sairmos, antes mesmo do término de nosso contrato de locação.

A construtora, atual dona do prédio demoliu ilegalmente o telhado que fica acima do nosso estoque - este tipo de ação é recorrente no mercado imobiliário e pode acontecer como uma estratégia para prejudicar o processo de tombamento e impedir que ele vá para frente. É ilegal, pois o imóvel já estava dentro do processo de tombamento e portanto não poderia ter sido alterado.

a imagem mostra o telhado do imóvel localizado acima do Futuro Refeitório, completamente destruído.

Além de ocuparmos e cuidarmos de um patrimônio histórico, somos fonte de renda para mais de 40 famílias, oferecemos este espaço ao público e promovemos eventos culturais e diversos.

Não podemos deixar que aqui vire mais um prédio cinza, triste e sem vida, engolido por construtoras, como tem acontecido em Pinheiros. Por isso, tombar o prédio do Futuro é a maneira de salvar ele da especulação imobiliária.

*O tombamento
é um termo utilizado para descrever a proteção legal de um bem cultural, com o objetivo de preservar suas características materiais de importância histórica, cultural e arquitetônica. É possível fazer intervenções num imóvel tombado, mas elas deverão respeitar os valores reconhecidos.


NÓS PRECISAMOS DA SUA AJUDA

a imagem é um gif animado que mostra o perfil de vários funcionários do Futuro Refeitório olhando para o espectador. Todas as imagens estão em preto e branco

Se você está se perguntando se tem algo que você pode fazer, a resposta é: tem sim. Precisamos do apoio popular dos nossos Futuretes para salvar o Futuro. Você pode participar do nosso abaixo assinado a favor do tombamento do Futuro Refeitório, que é o único jeito de salvar este lugar das ameaças do mercado imobiliário.

Obs.: Se você já participou do outro abaixo assinado a favor do tombamento do Futuro + imóveis da mancha urbana de Pinheiros, assina este também porque eles são diferentes, tá bom? E manda para muitas pessoas, se possível! Obrigada!


Todas as informações citadas neste artigo de blog foram baseadas na reconta de Luca Fuser, que é antropólogo (FFLCH-USP) e mestre em História e Fundamentos Sociais da Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), além de especialista em patrimônio cultural e associado à Reconta – Consultoria e Projetos Culturais.